Detox Descomplicado e Simples na Primavera
Se desejas fazer um detox ligeiro, sem cair nos perigos dos planos intensos e radicais, deixo-te aqui algumas dicas para fazer um Detox Primavera! Um plano de acção intenso até te pode dar uma sensação de progresso e limpeza profunda, contudo é mais provável que, como consequência, te vejas com menos controlo ao redor da comida ou maior cansaço e irritabilidade.
Não vale a pena!
O nosso corpo já passa por um processo natural de ajuste a cada meia estação. Aliás, estão sempre a recorrer processos de limpeza no nosso organismo, através de diversos órgãos e sistemas. Todavia, a Primavera pode ser uma fase que exija um pouco mais de esforço do organismo, pois a tendência do Inverno é a de estarmos mais parados, de comermos comida mais pesada e mais recolhidos, isto é, com menos contacto com a natureza. Tudo isto, junto a menos horas de sol, muito tempo agarrados a ecrãs (luz artificial), menos vida social e tempo mais frio, pode sobrecarregar o nosso sistema imunitário, tendo impacto no nosso estado emocional e físico!
Por isso, queremos um processo que seja flexível e suave o suficiente para sermos capazes de o levar a cabo durante mais tempo, sem nos sentirmos sem energia ou incomodadas no dia a dia. Assim, não tens aqui escrito propriamente uma dieta rígida, mas sugestões que podes ajustar ao teu estilo de vida, optando pelos passos e dicas que achares mais indicados para ti.
Detox Natural
Lembra-te, o propósito é auxiliar o teu corpo, não andares em regimes intensos – para algo desse género, procura sempre acompanhamento profissional.
Sem dúvida que a própria Natureza nos estimula a um detox natural. Basta olhar à nossa volta e ver o que nasce – folhas verdes, mais fruta e plantas que contribuem este mesmo processo. Dito isto, em vez de encararmos a palavra detox como uma dieta intensa, vamos escolher entendê-la como natural. Muito mais fácil, certo?
Uma nota em relação às Toxinas
Outra palavra que, nos dias de hoje, é um bicho papão e que, no mundo do bem-estar, é fonte de preocupação constante. Nota que, embora existam diversos factores nocivos, desde o excessivo uso dos químicos aos plásticos com xenoestrogénios, é impossível eliminares por completo as toxinas à tua volta. Enfim, temos de ter um pouco mais de fé na capacidade do nosso corpo de limpeza e gestão, fazendo a nossa parte para diminuir elementos prejudiciais (e há tanto que podemos fazer!); o resto não nos vai impedir de viver dias saudáveis e felizes.
Além do mais, o stress que vem do excesso de preocupação e medo com os tóxicos também contribui para a doença. Ou seja, relaxa um pouco mais e confia no teu corpo!
Dicas, Sugestões e Receitas
Antes de continuares, lembra-te que já tens umas receitas de bebidas fáceis para te apoiarem no período primaveril. Faz já o download gratuito aqui! De resto, aconselho a apontares num caderno ou folha as dicas e questões que vou expondo no artigo (principalmente as reflexões do final!)
Mentalidade Detox Primavera
Com que mentalidade desejas seguir este caminho? Luta, restrição, punição ou ver a Primavera e a oportunidade de desintoxicar o organismo como um momento para sentires leveza, energia, abundância e de auto-cuidado? A escolha deveria ser fácil, mas temos a tendência de “limpar” o nosso corpo como castigo ou culpa. E, se tens a tendência para seres demasiado auto-crítico, então, talvez, esse seja um bom padrão a limpar durante esta fase.
Alimentação Mais Verde
Para apoiar a desintoxicação do nosso corpo, queremos dar-lhe alimentos que contribuem para tal e, como é lógico, evitar aqueles que são muito processados e/ou inflamatórios. Assim, pensar em escolher comida fresca e natural, dando ênfase à fruta e aos vegetais da época!
- Junta saladas às tuas refeições: folhas verdes são ricas em clorofila, antioxidantes e vitaminas, além de terem uma componente amarga que estimula e beneficia o sistema digestivo. Exemplos: folhas de dente de leão e serralha, rúcula, espinafres, chicória, alface, acelga e beldroegas…
- Claro, outros vegetais salteados, cozidos ou assados, como brócolos, espargos e, ainda, abóbora e batata doce!
- Fruta é doce, sumarenta e tão saudável. Se sentes pouca energia, experimenta comer mais fruta para hidratar e repor energia – opta por comeres juntamente com uma fonte de gordura ou proteína se tens dificuldade na regulação de glicemia.
Batido Verde
- 1 mão de espinafres ou folhas de dente de leão
- 5 rodelas de pepino descascado
- 1 banana
- 1/2 abacate (ou menos se for muito grande)
- 1 c. chá de spirulina ou erva de trigo em pó
- alguns pés de salsa
- leite q.b.
- opção: sumo de laranja natural
- opção: se desejas tornar uma refeição, junta proteína
Plantas Medicinais para Detox Primavera
Sem dúvida que existem diversas plantas que nos ajudam no processo de desintoxicação, actuando em diferentes órgãos e sistemas. Por exemplo, o dente-de-leão é um tónico hepático (actuando no fígado e na vesícula biliar), enquanto que a calêndula move o fluido linfático. Hoje em dia sabemos que um sistema linfático comprometido retém toxinas, causando uma série de sintomas desagradáveis, podendo mesmo levar a patologias. Além do mais, as diferentes plantas medicinais podem (e devem) ser utilizadas de diferentes formas – infusão, decocção, cápsulas, tintura…
Aqui ficam algumas plantas a usar durante este processo (podes escolher apenas uma ou combinar):
- Dente-de-Leão, raiz (Taraxacum officinale) – fortalece o fígado e vesícula biliar. Modo de tomar: cápsulas, decocção (2 a 4 chávenas por dia) ou tintura.
- Cardo Mariano, semente (Silybum marianum) – protector e regenerador do fígado, muito recomendado para quem consome álcool com regularidade ou comidas muito processadas. Modo de tomar: cápsulas ou tintura.
- Bardana, raiz (Arctium lappa) – com qualidades que arrefecem, é muito utilizada para problemas de pele que indicam excesso de calor, como acne, psoríase e outros. Ajuda a mover fluidos e toxinas para os órgãos que limpam, incluindo portanto, o Sistema Linfático. Modo de tomar: decocção, (3 a 4 chávenas por dia) e tintura/extracto, ou cápsulas.
- Calêndula, flor (Calendula officinalis) – nutre e limpa o Sistema Linfático, movendo a estagnação do fluido linfático. Vai ser uma boa aliada se temos borbulhas ou pontos negros, que indicam que o processo de desintoxicação pela pele pode estar comprometido. Modo de tomar: infusão (2 a 3 chávenas por dia). Podemos juntar à alcachofra ou ao trevo vermelho para optimizar o seu trabalho interno.
Chá Detox Primavera
Este chá vai ajudar-te a eliminar excesso de calor (inflamação) de comidas processadas, dar uma força ao fígado, mover a energia estagnada e promover a perda de peso!
- Faz uma decocção de raiz de dente-de-leão e de raiz de bardana.
- Com a água da decocção, verte sobre o chá verde e deixa em infusão durante apenas 3 minutos, tapado.
- Bebe logo pela manhã!
- Podes optar por não usar o chá verde e beber também à tarde e à noite.
A Importância de Exercício no Detox de Primavera
Já sabemos que fazer exercício físico é muito importante para a saúde, e é a primeira coisa que procuramos introduzir na nossa rotina quando pensamos em perder uns quilos ou, simplesmente, ter mais energia e melhor humor. Contudo, esquecemos que é um elemento chave no funcionamento correcto do Sistema Linfático, o qual, sem entrar em grandes detalhes, promove a remoção de impurezas E contribui para a formação de células defensoras do organismo.
Dito isto, é necessário realçar que este Sistema não possui uma bomba que estimule a circulação da linfa, daí a importância de mover e massajar o corpo de determinadas formas. Não é, no entanto, necessário começares a fazer treinos de alto impacto todos os dias. Caminhar mais e fazer mais alongamentos já é um grande apoio para o corpo. Além, claro, de te lembrares de te levantares durante o dia e moveres pela casa ou escritório, pois um dos grandes males actuais são as horas intermináveis que passamos sentados!
Por isso, trazer mais movimento aos teus dias nesta Primavera é um dos pontos essenciais. Melhor ainda, leva esse teu corpo maravilhoso para a Natureza, pelo menos durante o fim de semana ou a tua folga. Um passeio, caminhada, corrida ou, até, juntares-te a aulas de grupo ao ar livre, que começam a surgir com o aquecer dos dias. Nada como respirar ar puro para promover uma desintoxicação, certo?!
Não há detox sem alguma cedência!
Até então falei-vos de coisas a adicionar na rotina, e nem tudo é difícil! E esta parte também não tem necessariamente de ser um fardo. Talvez, um pouco mais desafiante e emocionalmente doloroso, mas eu acredito que somos capazes!
Assim, aqui ficam as sugestões de coisas a retirar da tua rotina (ou, pelo menos, a diminuir):
1. Escolhe um ou dois (se fores bravo, podes escolher mais!) alimentos inflamatórios ou tóxicos da tua alimentação. – pelo menos durante 21 dias.
- Algum alimento processado que tenhas vindo a comer demasiado?
- Algum vício alimentar?
- Um comer emocional a certas horas?
2. Detox Primavera também significa limpeza em casa…
- Limpa aquela zona da tua casa que tens adiado – talvez os armários a fundo, talvez as janelas, talvez debaixo da cama!
- Deita fora a tralha – tu lá saberás o que está ali num canto à espera (exemplo, pilhas gastas à espera de irem para o pilhão…)
- Recicla a roupa que não usas ou não te serve. Eu sei que custa, mas também pode ser um processo catártico!
3. … E limpeza mental, emocional, relacional.
- Que pensamentos e crenças não te servem?
- Que relações estão a exigir demasiado de ti (talvez não seja o acabar uma relação, apenas passar menos tempo com alguém)?
- Como está o teu humor?
- Como podes purgar aquilo que te está a bloquear ou a deixar pesada?
E, para concluir:
- Relaxa! Tira momentos na tua semana – idealmente no teu dia – para gerires da melhor forma stress e preocupações acumulados. Sai com aqueles que mais gostas, medita, ri e dorme as 8 horas!
Comenta connosco nas redes sociais quais os teus planos para este detox e como está a correr.
Boa Sorte!