Herbalismo Holístico

Herbalismo Holísitco

Toda a informação e dicas que precisas sobre Herbalismo. Usa o poder das Plantas Medicinais para optimizares o teu bem-estar!

Categoria:

O que é Herbalismo, afinal?

Herbalismo

Herbalismo, O Estudo das Propriedades Medicinais das Plantas

A palavra Herbalismo representa uma sabedoria antiga que voltou a estar enraizada na vasta gama de interesses dos dias de hoje. Um conhecimento antigo no mundo moderno nunca fez tanto sentido! Com a crescente preocupação do bem-estar, tanto físico, emocional, como espiritual (no sentido de propósito e pertença), as pessoas têm vido à procura tanto de ferramentas e formas que ajudem a prevenir doenças, como de apoios mais naturais à sua qualidade de vida geral. E, vamos ser sinceros, a procura de uma vida melhor passa muito por uma sensação de resistência física e força interior.

Embora a ideia de estilo de vida saudável seja um tema abordado desde sempre, afinal procuramos por aquilo que nos faz sentir bem e saudáveis – e felizes! – hoje em dia, essa busca é dos temas mais interessantes e procurados: nas conversas entre familiares e amigos, em artigos de revista, nos anúncios televisivos e, claro, no mundo online. Seja através de influencers que parecem ter atingindo o segredo da beleza e da felicidade, seja por profissionais com dicas e protocolos específicos. 

A Busca pela Saúde e as Terapias Naturais

Esta vasta quantidade de informação e foco minucioso pela ideia de bem-estar é, por um lado, muito importante, pois leva-nos a ser mais conscientes de como levamos a nossa vida diária (o que comemos, o quanto nos movemos, como respiramos, quanto tempo passamos em frente aos múltiplos ecrãs, e por aí adiante). Por outro lado, todavia, temos o lado da informação excessiva, contraditória e, pior ainda, das soluções rápidas e instantâneas. Estas até aplicadas nas opções mais naturais, como nas terapias energéticas ou na alimentação. Tomar um suplemento, colocar um pó no batido, ou optar por um banho frio para optimizar a nossa saúde e longevidade pode ajudar, se juntos a um estilo de vida mais atento e consciente. Caso contrário, e se continuarmos com os mesmos padrões que perturbam a nossa homeostasia de forma constante, não há pó mágico que resulte, pelo menos não a longo prazo.

E, aqui, entramos na história do Herbalismo. O uso das ervas para o bem estar, para a prevenção de dores ou desequilíbrios, e para a optimização do nosso corpo físico, emocional, mental e espiritual. Apesar de uma ideia e definição simples – ok, usar as ervas medicinais para o nosso bem parece algo muito directo – a prática de Herbalismo requer aspectos que muitos de nós, habituados ao rápido, não estão dispostos a abraçar: 

 

Tempo

Paciência

Consciência

 

Ao que eu gosto de chamar T.P.C – o Trabalho Para Casa que já em crianças e na adolescência nos aborrecia, ou ficava para o fim da nossa divertida lista de afazeres. Fica com esta ideia bem presente –  embora o Herbalismo seja para todos, não funciona para todos! Isto, porque não basta fazer um chá ou tomar umas gotas de tintura para resolver profundos desequilíbrios internos. Se queremos ver melhorias, ou usar as ervas como prevenção, é importante reconhecer o seu aspecto HOLÍSTICO: dar tempo ao teu corpo, ter paciência no processo e contigo mesmo, e ter consciência dos teus padrões, obstáculos e necessidades.

 

Dicas para pôr o Herbalismo em prática

Dito isto, há inúmeras (e FÁCEIS) formas de aplicar o poder das ervas no nosso dia a dia que vão ter um impacto positivo na nossa vida. Com toda a certeza,  algumas até vão parecer pequenas acções, e são-o, de facto. Todavia, irão funcionar como efeito dominó, tendo repercussões em diferentes vertentes neste complexo e brilhante Ser que é cada um de nós. Além disso, desde que exista, pelo menos, esta vontade de abrandar e olhar para nós mesmos, conscientes e compassivos, então, tudo está certo.

Assim, aqui ficam as mais fáceis dicas para começares a praticar herbalismo no teu dia a dia:

  • Infusões, claro! Ou aquilo que chamamos de forma generalizada, os chás! Ao introduzires um chá aqui e ali ao longo do teu dia, leva o teu tempo a ir para além do sabor. Sim, é importante saboreares e conheceres uma planta através do sabor, pois há muita informação apenas neste aspecto. No entanto, qual o nome da erva? É-te familiar ou novidade? Como te faz sentir, ao beberes e após a beberes, física, mental e emocionalmente? Quais as propriedades que uma rápida pesquisa no google te diz ter? Consegues senti-las? Se gostares deste trabalho de pesquisa, explora mais sobre a planta – onde cresce, qual o seu aspecto, que outras propriedades tem, etc..
  • Troca um produto de higiene pessoal convencional por um à base de plantas, o mais natural possível. Já existem várias gamas de cosmética natural no mercado, mesmo várias portuguesas! Temos os nossos de eleição, mas também podes experimentar fazer tu mesmo um simples bálsamo labial ou para pele sensível. Vê aqui esta receita de uma máscara facial para peles oleosas, muito fácil! Ao escolheres produtos mais naturais, aproximas-te dos verdadeiros efeitos benéficos das plantas. Por isso, aventura-te!
  • Usa especiarias e/ou ervas aromáticas na comida. Potentes aliados ao combate da inflamação, à optimização da digestão, como estimulantes de apetite ou, até, afrodisíacos! Explora, por exemplo, como a simples pimenta preta que usas nos teus ovos, ou como os óregãos na massa, beneficiam a tua saúde.
  • Nos teus passeios pela natureza, olha para as ervas e plantas que crescem à tua volta. Mesmo que não sejas capaz de distinguir a erva medicinal, da planta venenosa, o simples facto de olhares, de cheiras e tocares está a contribuir para o teu bem estar, pois, lembra-te, nós somos parte da natureza, quanto maior o contacto, melhor! Talvez, surpreendentemente, ao cheirar uma planta a reconheças pelo aroma. Exemplo de cheiros fáceis de distinguir na natureza é o tomilho ou a alfazema. Sem dúvida característicos e , eventualmente, todos já tivemos alguma forma de contacto com estes aromas. Talvez te surpreendas a ti mesmo!

 

Conclusão

E não te esqueças, uma abordagem natural não é só o uso das ervas medicinais, mas dá igual importância à forma como escolhes viver, o que usas, como interages, o que comes, por aí fora. Trazer as plantas medicinais para a nossa rotina é um privilégio tanto em termos nutricionais, pelo seu aporte de vitaminas e minerais, como a capacidade de eliminar toxinas, dar suporte físico e emocional, e por aí fora.

Fica à vontade para partilhares connosco as tuas experiências com as plantas medicinais!

Partilha nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados

Herbalismo e Coaching

SOBRE NÓS

Bem Vindos!

Aqui no Herbalismo Holístico temos uma visão muito clara sobre o nosso propósito. Queremos partilhar informação, dicas e receitas que revolucionem a tua vida e o teu bem-estar através de uma abordagem o mais natural e consciente possível. Juntamos Plantas Medicinais com o Coaching!

Posts Recentes