“Moon Milk” – O Que É?
O Leite da Lua é uma tendência que cresceu nos últimos anos, baseada numa receita tradicional da medicina Ayurveda. Ou seja, popular há relativamente muito pouco tempo, mas utilizada e apreciada desde a antiguidade. Historicamente, esta é uma receita feita com Leite de Vaca, que contem naturalmente o aminoácido triptófano, um percursor de melatonina que nos ajuda a adormecer. No entanto, nos dias que correm, muitas são as opções vegetais que a tornam tão ou mais saborosa e igualmente nutritiva, por isso, se não bebes leite derivado de animais, explora e experimenta até encontrares o teu preferido!
No entanto, optar por leites com algum teor de gordura terás uma melhor absorção de certos constituintes e nutrientes das especiarias utilizadas. Ou seja, talvez o leite de aveia, por exemplo, não tenha tanto esse acréscimo. De qualquer forma, escolhas o que escolheres, é sempre uma bebida saudável e nutritiva, pois a mistura de plantas adaptogénicas, a bebida quente e as especiarias ou outras plantas medicinais, irá trazer harmonia ao teu corpo.
A Intenção deste Leite da Lua
Hoje, temos uma receita deliciosa para aqueles que gostam de ter sonhos, especialmente sonhos proféticos ou portadores de alguma mensagem. Todos nós vivemos momentos de angústia ou dúvidas acerca do nosso caminho e uma óptima forma de buscar soluções é através de uma boa noite de sono. Assim, pedindo ao nosso inconsciente que nos traga a resposta às nossas perguntas (às nossas preces, pondo isto noutros termos), esperamos que esta chegue à nossa mente consciente (para a luz) na manhã seguinte. De acordo com a minha experiência, tendo em conta que sou uma pessoa mais “fechada” intuitivamente e custa-me a ver/escutar a minha alma, existem alguns passos a ter em conta.
São os seguintes:
- Uma ajudinha extra torna a experiência mais eficaz – nesta caso, plantas medicinais super seguras (atenção, podem ter contra-indicações em grávidas ou medicação, por exemplo).
- Preparar a mente para a experiência – não vale a pena comeres uma pizza meia hora antes de dormir e esperar por uma mensagem, pois o teu corpo está a processar a comida ao longo da noite ao mesmo tempo que procura passar por todos os outros processos restabelecedores. Nem convém estares à frente de ecrãs (televisão, telemóvel, por aí…) até a pestana fechar; desse modo, enches a tua mente com informação excessiva. É realmente fundamental, pelo menos para pessoas como eu, tirar umas duas horas em que sossegas, meditas, e bebes o teu Leite da Lua antes de dormir. Pessoalmente, gosto de colocar uma música meditativa (lá está, nada que estimule a mente, como qualquer música que passe na rádio), alongar, sentir o corpo, estar comigo e fazer umas respirações. De seguida, preparo a minha bebida. Enquanto isso, já estou focada com a intenção de receber determinada mensagem através dos meus sonhos, pedindo a cada planta o seu auxílio. Meto-me na cama, beberico em silêncio enquanto afirmo para mim mesma que estou receptiva ao oráculo dos sonhos (ou algo do género).
- Prestar atenção ao primeiro pensamento/imagem que me surge de manhã, aos sonhos se me recordar dos mesmos e, se nada surgiu, libertar expectativas e estar atenta a sinais ao longo do dia, venham de mim ou de algo marcante do exterior.
- Em caso de seres mulher menstruada, pode ser que encontres mais facilidade na recepção de mensagens nos primeiros dias da menstruação.
Fica com essas dicas e aproveita-as, pois valem a pena. Nem que seja para teres a melhor noite de sono da tua vida!
E o que nos trazem as plantas de hoje?
De seguida, falamos do que é pedido a cada planta medicinal para este Leite da Lua.
- A nossa já conhecida e querida Ashwagandha – Ajuda com o stress acumulado devido a possíveis preocupações, ansiedade, medos, ou a simples azáfama do dia a dia!
- A mística Artemísia – Traz vividez aos sonhos, permitindo que sejam mais claros e mais fácil lembrá-los, ao mesmo tempo que nos protege durante esse tempo. Igualmente usada para promover sonhos lúcidos e proféticos.
- A tranquilizante Passiflora – Permite descansar ao acalmar a mente de pensamentos caóticos ou que nos preocupam. Relaxa a agitação que trazemos do dia e permite a lucidez nos sonhos.
- Por fim, o guardião Milefólio – O seu grande trabalho aqui é mesmo esse, de guardião, protegendo-nos de qualquer energia perturbadora ou mal intencionada. Como resultado, é o nosso protector enquanto nos encontramos num estado frágil e de mente aberta para receber mensagens. Facilita a comunicação espiritual.
Agora, a receita!
Ingredientes
- 120ml de água
- 60ml de leite ou bebida vegetal
- 1 c. chá de Ashwagandha (Withania somnifera) em pó
- 1 c. chá de Artemísia (Artemisia vulgaris)
- 1 c. chá de Passiflora (Passiflora incarnata)
- 1 c. chá de Milefólio (Achillea millefolium)
- Mel puro a gosto
- Polvilhar com canela (opcional)
- Num recipiente próprio, juntar a Artemísia, a Passiflora e o Milefólio. Ferver a água e verter nas ervas.
- Deixar em infusão durante 15 minutos.
- Juntar o chá sem as ervas ao leite com a ashwagandha e aquecer um pouco no fogão, misturando.
- Juntar o mel numa chávena e verter o Leite da Lua.
- Opcionalmente, polvilhar com um pouco de canela e mel extra.
Advertência – por favor, tem em atenção e aconselha-te com um profissional se em caso de gravidez ou a amamentação, se a tomar medicação, ou se sofreres de alguma condição médica específica.
Bons sonhos!